JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Após alguns dias com chuva, os moradores das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Note de Minas, amanheceram nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, com a presença do sol. Aproveitando a estiagem, algumas pessoas estão lavando e estendendo roupas no varal.
Ontem, terça-feira, dia 28, choveu o correspondente a pouco mais de 9 milímetros ou 9 litros por metro quadrado no perímetro urbano destas duas cidades que acumulam 181 milímetros de chuvas em janeiro, ressaltando que no primeiro mês do ano passado não choveu nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
BARRAGEM
Pelo sexto dia seguido o volume de água na barragem do Bico da Pedra aumentou. Desta vez foi de 13 centímetros nesta quarta-feira, 29, em comparação a ontem. De acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), o volume de água acumulado na represa hoje seriam de 61,73 hm3 (hectômetros cúbicos) o que representa 12,3% da capacidade de armazenamento na barragem formada no rio Gorutuba.
Com a cheia desta quarta-feira de 13 centímetros, a barragem que fica perto das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha acumula a cheia de 1,23 metros nos últimos seis dias. Vale lembrar que entre os dias 12 e 23 deste mês teve redução diária entre um e dois centímetros no volume. Já nos dez primeiros dias do ano o nível de água na represa teria aumentado em 40 centímetros.
Numa comparação ao dia 1º de janeiro de 2020 até esta quarta-feira o nível de água na barragem formada no rio Gorutuba aumentou em 1,42 metro. Mesmo assim, hoje tem menos água do que um ano atrás. No dia 29 de janeiro de 2019 tinha 0,96 metro (quase um metro) de água a mais em relação a esta quarta-feira, 28 de janeiro de 2020.
Comentários