ESPINOSA (por Rosângela Silveira) – O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por intermédio do Serviço Social da Indústria (Sesi) vem promovendo cursos de qualificação profissional na área de Costura Industrial em Espinosa, aqui Norte de Minas.
Foto Ascom/Fiemg
Formandos do Programa Escola Móvel Sesi/Senai.
A primeira turma, de 40 formandos, recebeu o certificado de conclusão do curso do Programa Escola Móvel Sesi/Senai no dia 14 de março. O curso é gratuito e promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e, até o mês de junho, deverá formar 200 pessoas.
A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas (Sindvest-Norte), Irma Ribeiro Santos, explica que o objetivo é buscar a valorização do ofício de costura industrial que no município de Espinosa é bastante requisitado. Segundo Irma, na cidade existem 11 empresas de confecção e 85 facções, que são pequenos prestadores de serviço contratados pelas grandes para finalização da produção.
Foto Ascom/Fiemg
Trabalhadores de Espinosa foram capacitados gratuitamente.
O pólo demanda mão de obra de cerca de 2.500 pessoas e é atualmente responsável pela geração de empregos para 10% da população daquele município. O pólo registra uma produção mensal de 280 mil peças de vestuário por mês que são distribuídas em todo o Brasil.
O presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista, destaca que, assim como em todo o Brasil, o Norte de Minas está vivenciando um momento muito especial, motivado pelas grandes perspectivas de investimentos empresariais de grande porte na região e, em Espinosa, isso também vem acontecendo.
“Este novo momento vivido por Espinosa, demanda a necessidade de mão-de-obra qualificada para trabalhar nas confecções. Por isto, a Fiemg, através do Sesi-Senai, do Sindvest/Norte e com o apoio da prefeitura, vai fortalecendo cada vez mais o pólo de confecções deste município, antes reconhecido como importante produtor de algodão”, conclui Adauto.
Na solenidade de formatura da primeira turma de Costura Industrial, o superintendente do Sesi – Departamento Regional de Minas Gerais-, Raul Von Sperling, foi representado pelo consultor, Cleder Lúcio Lopes Pinto.
Comentários