JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Após ter sido adiada, a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Janaúba será amanhã, sexta-feira, dia 23 de dezembro, e terá disputa acirrada. Pelo menos quatro vereadores se candidataram ao cargo de presidente, que há dois mandatos ou dois anos é ocupado pelo vereador Leobino de Bem, que é um dos quatro candidatos a presidente.
O Jornalismo da rádio Onda Norte 103,9 FM e este site (www.oliveirajunior2.blogspot.com) apuraram que dos quatro candidatos a presidente, três são aliados do prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto. O problema é que o vereador Ivan da Churrascaria, que, até então, é aliado do prefeito, tinha até a noite de ontem, quarta-feira, dia 22, o apoio de todos os vereadores da base do prefeito, inclusive do atual presidente Leobino.
No entanto, na manhã de hoje, quinta-feira, dia 22, a situação mudou. A base do prefeito não assegura o apoio ao aliado Ivan, pois os vereadores Zacarias de Paula e Leobino também registraram candidatura a presidente e com isso, Ivan não contaria com os votos desses dois colegas de bancada.
O vereador Nilson Silva, o Rosa, também registrou candidatura a presidente e está disposto a abrir mão para apoiar Ivan.
O detalhe é que, conforme expressa o Regimento Interno da Câmara, o candidato tem que ter, no mínimo, seis dos dez vereadores para ser eleito. Este site (www.oliveirajunior2.blogspot.com) e o Jornalismo da Onda Norte 103,9 FM constataram que, mesmo que um candidato tenha cinco votos e os demais candidatos tenham menos votado, inclusive nenhum voto, todos os quatro candidatos retornam nas mesmas condições para o segundo escrutíneo secreto onde se eleger por maioria simples. No caso de empate entre o primeiro colocado, no segundo escrutíneo (votação), será considerado eleito o candidato mais velho em termo de idade. Essa mesma situação vale para os demais cargos da mesa diretora.
A eleição será amanhã, sexta-feira, dia 23, ao meio-dia, na Câmara desta cidade. Os vereadores Pauleca e Miguel são candidatos a vice-presidente. João da Ambulância e Dodô são candidatos a segundo secretário, enquanto que os vereadores Tarcísio Mendes e Cláudio Fidélix são candidatos a primeiro secretário.
Comentários