Foto Divulgação
Jornalista Luiz Ribeiro.
MONTES CLAROS – O jornalista Luiz Ribeiro (repórter dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense) faz parte de ranking que listou os 200 Mais Premiados Jornalistas Brasileiros de Todos os Tempos. O estudo, que acaba de ser divulgada em São Paulo, foi formulada após um amplo estudo realizado pelo site “Jornalistas & Cia” e pelo Instituto Corda, baseado em registros de material pesquisado sobre os principais prêmios concedidos aos jornalistas brasileiros até hoje. Ribeiro figura na posição 115 e é o único jornalista mineiro em atividade em jornal diário a constar no estudo.
“Ao conferir a lista, vi nomes da história do jornalismo brasileiro, como José Fialho Pacheco, norte-mineiro de coração, que foi recordista do Premio Esso. Congratulo com todos os colegas e meus 'professores' nas redações de Montes Claros”, relata Ribeiro, que já foi repórter do extinto O Jornal de Montes Claros, Jornal de Noticias e da Sucursal do Hoje em Dia em Montes Claros. Em 10 de janeiro, ele completa 20 anos de atuação nos Diários Associados.
O jornalista Luiz Ribeiro, que nasceu em Francisco Sá e mora em Montes Claros desde a infância, acumula 26 prêmios de jornalismo, por trabalhos individuais e elaborados em equipe. Entre outras premiações, ele já faturou os Prêmios Fiat Allis/New Holland, Airton Senna e, por duas vezes, o Premio Esso, um dos que mais valem nos critérios na pesquisa do Instituto Corda e da agência Jornalistas & Cia. A mais recente conquista do repórter de Montes Claros foi o primeiro lugar no 5º Premio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público 2011, com a série de reportagens “Água de Beber”, que ganhou juntamente com as repórteres Alessandra Mello e Juliana Cipriani, no último dia 7 de dezembro, na sede da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte.
“A inclusão do meu nome entre os 200 mais premiados jornalistas de todos os tempos foi uma surpresa. Tanto é que quando uma colega de Belo Horizonte me mandou um email, me cumprimentando, respondi dizendo que era brincadeira dela. Fico feliz por saber que foi resultado de um estudo bem feito, acadêmico mesmo. Acho que isso valoriza o jornalismo e, sobretudo, o setor de comunicação do Norte de Minas e de Minas Gerais”, comemora Luiz Ribeiro. (*texto extraído do site do Jornalista Luís Cláudio Guedes, natural de Manga e integrante da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura)
Comentários