Obras do janaubense Menote são expostas nos cenários da novela "Aquele Beijo" da Rede Globo. Cena com a atriz Marília Pêra.
FATOS E PAUTAS
DE JANAÚBA PARA O BRASIL E O MUNDO!
A coluna de hoje, em formato especial, dedico ao pintor janaubense e gorutubano Menote Cordeiro que tem trabalho exposto pelos cantos do Brasil e em outros países. Obras do pintor, designer e artista Menote Cordeiro fazem parte dos cenários das novelas da TV Globo e de exposições pelo país afora.
Dedicar esse espaço à Menote baseia se na indicação do amigo e contemporâneo de faculdade de Economia, o advogado e eletricitário janaubense Leksander Tolentino Araújo. Neste ano (2011), obras de Menote foram expostas na Casa Cor Minas Gerais, Brasília e Rio Grande do Sul, também no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. As informações dessa coluna especial são do site do próprio artista (www.menote.com.br) e do blog wikiarq no link http://wikiarq.blogspot.com/2011/06/entrevista-menote-cordeiro.html
Menote Cordeiro, nasceu em Janaúba, é um dos importantes pintores brasileiros.
GORUTUBANO NA TV GLOBO
Quem assiste a novela “Aquele Beijo (19h) na TV Globo pode notar, nas paredes do cenário, quadro pintados e feitos pelo janaubense Menote Cordeiro que também teve materiais decorando ambientes das novelas “Insensato Coração” e “Tititi”, ambas na Rede Globo.
VIDA DE MENOTE
Nascido em Janaúba, Menote mudou para Montes Claros para fazer faculdade de Economia aos 17 anos. Apesar de gostar de matemática, detestou o curso e ficava a aula toda desenhando caricaturas. Foi quando a faculdade percebeu as qualidades artísticas dele e o empregou como desenhista. Aos 19 anos conseguiu um estagio em Belo Horizonte em uma casa de cultura; foi quando Menote agarrou a oportunidade e nunca mais voltou. Menote diz que no começo foi difícil, sentia muita falta dos seus pais mas sabia o que queria: ficar em BH.
Hoje, já mais maduro, Menote disse que uma das coisas que o inspira no processo de criação é a sua mãe, foi ela quem transformou sua visão de vida. Muitos dos seus trabalhos são inspirados nessa nova concepção. Mas acrescentou ainda que a música e a trilha sonora também o inspiram muito. Ao retratar alguém, por exemplo, Menote faz uma pesquisa aprofundada sobre a pessoa, escuta músicas que tenham haver, e tenta criar uma conexão entre ele e a pessoa. Claro que ele lembra sobre o quanto é importante adaptar-se ao mercado, mas sem mudar sua característica.
O ex-presidente da antiga União Soviética, Mikhail Gorbachev, com o quadro “Flores e Peixes do Cerrado”, do artista janaubense Menote.
ADMIRADOR INTERNACIONAL
As telas de Menote têm conquistado grandes admiradores. O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, recebeu tela do artista como presente da Câmara dos Deputados e do Governo de Minas Gerais. Bertrand Charrier, governador do Conselho Mundial de Águas, também foi agraciado com outra tela de Menote Cordeiro. Rita Lee também possui um de seus painéis.
Entre os eventos que colaborou com suas artes estão os Seminários da Diversidade, realizados pelo Ministério da Cultura, e o I Festival de Cultura Indígena Brasileira, realizado em Paris, França. O artista janaubense tem o seu trabalho exposto em galerias de arte de diversas capitais do país.
Quadros idealizados pelo gorutubano Menote Cordeiro, decoram ambientes em novela e exposições.
CARREIRA DO JANAUBENSE
Menote desenvolveu trabalhos de identidade visual para projetos culturais e institucionais. Entre eles, destacam-se: 10 Mostras Cinema Tiradentes, 8 Centros Vocacionais Tecnológicos em Minas Gerais, 5 edições do Festival da Vida (Mariana-MG), 5 edições do Festival Tudo é Jazz (Ouro Preto-MG), Projeto VerdeMinas e HidroEX (Governo de Minas Gerais, Governo Federal, UNESCO e Green Cross), Eu Faço Cultura 2007 (Caixa Econômica Federal) e Campanha “Minas são muitas” (Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais).
Comentários