DIAMANTINA – As Comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam audiência pública em Diamantina, amanhã, quinta-feira, dia 24 de novembro, às 14h.
A reunião conjunta tem o objetivo de discutir a instalação de novos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em municípios dos Vales. O requerimento para a realização da audiência pública é de autoria do deputado estadual Délio Malheiros (PV).
Atualmente, a Universidade (UFVJM) é constituída de três campi, sendo dois localizados em Diamantina e um em Teófilo Otoni.
A instalação de novos campi, na avaliação do deputado Délio Malheiros, "irá garantir à população local o acesso dentro da sua região, à tão necessária formação profissional, sem a necessidade de se deslocar na busca do aprendizado".
O deputado acrescentou que o Governo Federal anunciou a intenção de expandir a Instituição para outras localidades além do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, mais precisamente em Janaúba, no Norte de Minas, e em Unaí, no Noroeste do Estado.
O deputado afirma que, antes da expansão da universidade, devem ser consideradas as necessidades da região, respeitando a missão para a qual a instituição foi criada.
A audiência pública será na tarde de amanhã, quinta-feira, dia 24 de novembro, em Diamantina, na qual os deputados estaduais, lideranças e o ministro da Educação irão debater sobre a instalação de novos campi da Universidade Federal na região de Diamantina, o que poderá impedir que o campus da Universidade Federal (UFVJM) venha para Janaúba. (Fonte: Ascom/Almg)
Comentários
Nós,do Movimento A UFVJM é nossa! não somos contra a expansão da Nossa Universidade para Janaúba. Somente queremos o nosso direito de termos três campi ( em Capelinha, Araçuaí e Almenara) cidades-polo da região como o projeto original da UFVJM preconiza.
O prefeito José Benedito articulou politicamente e teve uma grande vitória ao conseguir grandioso projeto para os gorutubanos, de Janáuba e região.
Não propomos a negação do campus para Janaúba, mas a afirmação e garantia dos nossos campus.
O Governo Federal que se vire, pois antes de crescer pra fora, deveria ter crescido pra dentro dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
A nossa luta continua! E não é contra Janaúba.
É uma pena e uma vergonha esta safadeza que se chama política, os interesses valem mais do quê as necessidades do povo...
Não existe político bom, se ele faz algo, com certeza tem algo em troca...