JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Não é difícil de acontecer em Janaúba a ausência de profissionais da Medicina em hospital da cidade, talvez por falta de planejamento administrativo.
Quando não fica sem atendimento, a população tem que aguardar muito tempo e o pior de tudo é que acontecem mortes, possivelmente pela demora na assistência de urgência. Isso é absurdo.
Até se pode dizer que a saúde hospitalar daqui está na falência. O detalhe é que três meses atrás (julho de 2011) houve uma audiência pública em Janaúba com deputados e lideranças e, infelizmente, nada de concreto foi resolvido. O blá blá blá foi intenso, para não dizer a politicagem.
Foto Oliveira Júnior
Próximo à Santa Casa, em Montes Claros, frota de micro ônibus que diariamente transporta pacientes de Janaúba e outras cidades do Norte de Minas.
Enquanto isso, famílias perdem pessoas queridas diante da ineficiência do atendimento de urgência no hospital. As promessas vêm e voltam e nada se resolve. O blá blá blá continua. E gente sofrendo pela demora ou falta de atendimento médico hospitalar. Promessas e mais promessas. E o povo na pior.
O que se nota é que a preferência é pela política da ambulância, do transporte do que investir em unidades de saúde e em profissionais.
Observem os pacientes, na maioria idosos, que acordam quatro horas da madrugada para ir para o atendimento de Oncologia, em Montes Claros, onde fica tempo na fila de espera e retornam as sete ou oito horas da noite para em oito horas mais tarde iniciar a maratona, correndo risco de acidente na estrada.
Poucos anos atrás, o médico cardiologista Rosemberg Medeiros, de Montes Claros, fez um estudo na região de Janaúba e constatou alto índice da doença de Chagas e também muitos casos de complicações cardíacas na população.
Quanto à dívida de sete milhões de reais ou mais do hospital de Janaúba é buscar a renegociação, pois a Prefeitura de Janaúba há pouco tempo renegociou dívidas com o INSS, Ipsemg e Copasa até o ano 2029.
A saúde hospitalar de Janaúba grita por socorro!
Comentários