Foto Oliveira Júnior
Representantes da Prefeitura de Nova Porteirinha, do INSEA e da Ascaj definem a parceria para a coleta seletiva do lixo.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Nova Porteirinha, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos, iniciará a coleta seletiva do lixo com a destinação correta desse material. Essa atividade será desenvolvida em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba (Ascaj), entidade legalizada.
Em reunião realizada na manhã do dia 19 de outubro, o secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Martins (Gú), expôs o empenho da administração “Construindo Cidadania”, comandada pelo prefeito Wilmar Soares, em incrementar a coleta seletiva do lixo no município. Sugerida pela vereadora Joélia Santos, a coleta seletiva é realizada na cidade e nas comunidades de Nova Porteirinha.
Foto Oliveira Júnior
Secretário Anderson Martins reúne com catadores da Ascaj e firma parceria.
O secretário Anderson Martins esteve reunido com dirigentes da Ascaj e representantes do INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) que presta assistência à associação. De acordo com Anderson (Gú), a Prefeitura de Nova Porteirinha irá formar uma equipe de catadores que farão a coleta seletiva dos materiais recicláveis e caberá à Ascaj recolher esses objetos até o depósito da entidade. Os catadores de Nova Porteirinha serão filiados à Ascaj e, com isso, receberão a contribuição pelos materiais coletados e vendidos. Ou seja, essa parceria da Prefeitura de Nova Porteirinha irá proporcionar a geração de empregos e renda a trabalhadores deste município.
Foto Oliveira Júnior
Depósito da Ascaj, em Janaúba, onde os materiais recicláveis são prensados para serem vendidos.
Durante a reunião entre o secretário de Meio Ambiente de Nova Porteirinha e representantes do INSEA e da Ascaj foram realizadas filmagens para documentário que o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável realiza. O INSEA é uma organização não governamental de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em 2001 e voltada para a assessoria técnica e parceria junto a grupos comunitários, empresas, ONGs e à administração pública na criação e no desenvolvimento de modelos de gestão ambiental tendo como pressuposto básico a inclusão social.
Comentários