Foto Oliveira Júnior
Hospital e maternidade Sagrado Coração Jesus, mantido pela Fundajan, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O sistema hospitalar de Janaúba se encontra num caos. E isso foi comprovado ontem, segunda-feira, dia 24 de outubro, com a decisão da direção da Fundajan (Fundação de Assistência Social de Janaúba) em parar as atividades do Hospital Sagrado Coração de Jesus. Essa foi a primeira vez que o hospital da Fundajan fechou as portas e parou de atender a população.
Com quase 40 anos de existência, o hospital da Fundajan jamais suspendeu as atividades. O hospital da Fundajan foi implantado no início dos anos 70 durante o mandato do prefeito Adelino Dias.
Naquela ocasião, com o apoio do prefeito Adelino Dias, Janaúba ganhou o hospital Funrural instalado justamente no lugar onde hoje se encontra a Fundajan.
Desde a implantação durante o mandato do prefeito Adelino Dias, o hospital da Fundajan sempre atendeu a população de Janaúba, do Norte de Minas e do interior da Bahia.
Porém, nesta semana a Fundajan se viu obrigada a suspender o atendimento diante da dificuldade financeira. Mesmo sem recurso e entendendo o lado humanitário, a direção da Fundajan decidiu atender na tarde de ontem apenas mulheres grávidas.
Mas a situação ficou crítica foi no final de semana quando, segundo informações preliminares, apontam que, por falta de médicos nos dois hospitais de Janaúba, pelo menos cinco mulheres grávidas de Janaúba foram submetidas a parto em hospital de Porteirinha. Existe até o caso de uma mulher que ganhou o bebê na porta de hospital em Janaúba.
Comentários
como fica?
ou pra onde vao?