Foto Oliveira Júnior
Representantes dos segmentos da sociedade clamam por mais atenção à saúde pública.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Patriotismo, a atuação e os direitos da mulher, programas sociais, protesto dos professores e a crise na saúde hospitalar foram temas do desfile da Independência ocorrido na quarta-feira, dia 7, na avenida do Comércio, em Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Movimento clama por esclarecimentos nas atividades da saúde hospitalar.
Única escola a desfilar, o Colégio Estadual Maurício Augusto de Azevedo reverenciou a educadora Luciene Lourdes Nogueira Santos, que neste ano deixou a direção da escola onde desenvolveu diversos projetos educacionais. Os professores e alunos do colégio estadual destacaram o papel do sexo feminino no contexto sócio-econômico.
Foto Oliveira Júnior
Os dois hospitais de Janaúba, o da Fundajan e o Regional, passam por situações críticas.
O ato cívico também contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, Guarda Mirim, Ordem Demolay, Projeto Adolescente Cidadão de Nova Porteirinha e de Janaúba, Clube de Desbravadores "Pioneiros do Gorutuba" da Igreja Adventista do 7º dia, do Proerd – Pograma de Educação e Repreensão às Drogas – e do Jardim de Infância Josefina Azeredo (JIJA). Houve ainda o protesto dos professores estaduais que se encontram em greve há quase três meses.
Foto Oliveira Júnior
No desfile cívico, representantes da sociedade externam a situação pela qual a população enfrenta na área de saúde.
E um dos pontos que chamou a atenção do desfile cívico em Janaúba foi o manifesto de representantes dos segmentos da sociedade quanto à crise na saúde e nos hospitais de Janaúba. "S.O.S. Hospitais de Janaúba: A Saúde clama por atenção". Esse era o dizer de uma das faixas no desfile desse dia 7 de setembro que também teve outra faixa sugerindo que “as forças políticas de Janaúba precisam interagir para desenvolver uma saúde de excelência”.
Foto Oliveira Júnior
Proposta de união das lideranças políticas em favor do oferecimento de uma saúde pública de qualidade. Isso foi evidenciado no desfile da Independência do Brasil, em Janaúba.
Com aplausos do público, foi mostrada a faixa com a seguinte frase: “Autoridades janaubenses: o povo de Janaúba quer saber o que ocorre na saúde de Janaúba”. Ainda no desfile da Independência, na quarta-feira, em Janaúba, foi ostentada uma faixa com o seguinte dizer: “Clamamos por uma saúde hospitalar séria e eficiente. Junte-se a nós nesta luta pela vida!”.
Comentários
O Hospital Regional é Fundamental para a Saúde Janaubense...