JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A violência não é apenas fato na zona urbana, ela também ultrapassa a cerca das propriedades rurais de Janaúba e da região da Serra Geral de Minas. Furto de animais, assassinato de trabalhador, assalto à fazendas e bancos ligados aos produtores rurais se tornaram rotina na maioria dos municípios dessa região.
Essa sensação de insegurança no campo fez com que os fazendeiros e outras lideranças agropecuaristas promovessem, na última sexta-feira, dia 9 de setembro, reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, entidade que representa produtores de pelo menos dez dos 16 municípios da região da Serra Geral de Minas.
Os produtores decidiram ir ao governo do estado clamar por segurança ao setor rural, que é responsável pela economia da região.
Amanhã, quarta-feira, dia 14, os fazendeiros da região de Janaúba terão audiência com o secretário estadual de Defesa Social, Lafayte Andrada, quando então cobrarão mais policiamento como forma de coibir a violência nas propriedades e comunidades rurais.
Recentemente, em Jaíba, o fazendeiro janaubense Josino Araújo teve um funcionário assassinado, na fazenda. Na semana passada, a Credivag, o banco dos produtores rurais, foi assaltada, na agência do projeto Jaíba.
O fazendeiro janaubense Isaías Gonçalves teve 52 vacas furtadas; a propriedade do fruticultor janaubense Clemente Teles foi furtada e assaltada por 15 vezes. Várias propriedades do projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha, têm sido alvo das ações dos ladrões.
Comentários