Foto Divulgação
O formador Antônio Gil e a professora Marciane em sala de aula da escola de Jatobá.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O Ministério da Educação (MEC) poderá adotar na rede nacional um projeto educacional desenvolvido em escola da comunidade rural de Jatoba, município de Janaúba. O Projeto de Contação de História chamou atenção do MEC que, inclusive, enviou a este município um instrutor do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Coube ao escritor e professor Antônio Gil Neto, formador do CENPEC, vir à Janaúba e acompanhar, no povoado de Jatobá, o projeto desempenhado pela professora Marciane Aparecida Costa Silva Pereira, que leciona Língua Portuguesa na escola municipal Ludovina Francisca Pereira. Nos dias 20 e 21 de julho o formador Antônio Gil Neto esteve na escola de Jatobá.
Marciane Costa Pereira realizou no primeiro semestre deste ano o projeto Contação de História junto aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamenta de Jatobá. “Além de intervir em questões pedagógicas, esse projeto possibilitou ainda a valorização da comunidade na qual a escola se encontra inserida”, explicou a educadora.
O representante do MEC enalteceu o trabalho realizado pela professora Marciane e também o comprometimento da escola em oferecer o aprendizado de qualidade. Antônio Gil diz ainda que o projeto Contação de História estará inserido no seminário nacional “A escrita em foco: reflexão em várias vozes”, a ser realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em Brasília-DF.
E caberá à professora janaubense Marciane Pereira apresentar esse projeto no seminário brasileiro que poderá virar modelo no ensino nacional. Marciane e uma educadora de Itacarambi representarão o estado de Minas Gerais nesse seminário que contará com 25 professores de todo o Brasil como expositores. Além da educadora Marciane, Janaúba se fará presente no seminário através das educadoras Maristela Silveira Costa e Ébia Maria Lopes, respectivamente, diretora da escola municipal Ludovina Francisca Pereira e secretária de Educação do município de Janaúba.
A diretora Maristela Silveira Costa ressalta esse êxito da escola como resultado do empenho de cada profissional da educação que atua na escola. Após a premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2008, a escola municipal Ludovina Francisca Pereira continuou fazendo a diferença na qualidade do ensino e, hoje, possui o melhor resultado do IDEB e do PROEB das escolas municipais do segmento.
Comentários