Foto Paulo & Galego
Professor Zuzu e o vereador Pauleca: cidadnia honorária de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O professor José Antônio Barbosa, o Zuzu, se tornou cidadão honorário de Janaúba. A mais alta honraria deste município lhe foi entregue pelo vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, por considerar que o educador teve e tem grande participação na formação social e histórica de Janaúba.
José Antônio Barbosa ou simplesmente professor Zuzu dedica mais da metade da própria vida à comunidade janaubense/gorutubana. Ele nasceu no dia 16 de março de 1937, em Joaquim Felício-MG. Zuzu veio para Janaúba em 1968 para lecionar na Escola Normal (hoje, Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo).
A educação é o ponto forte de Zuzu, casado com Maria Luz Santos Barbosa com quem teve quatro filhos: Rogério, Patrícia Wanessa e Cassius. Graduado em História pela Unimontes, o professor Zuzu trabalhou na Viação Aérea Riograndense (Varig), no período de 1960 a 61; atuou na Atlântica Seguros (1961 a 64), na Prefeitura de Joaquim Felício (1964/66), na Antártica Paulista (1966/67). Ainda em Joaquim Felício, José Antônio foi fundador da Escola Municipal Maria Odília Costa.
Foto Paulo & Galego
Professor José Antônio Barbosa, o Zuzu.
Em Janaúba, onde se encontra há 43 anos, o professor Zuzu lecionou na Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo no período de 1968 a 98 e foi um dos fundadores e professores da Escola Janaubense (Colégio Sejan), no período de 1976 a 95. Zuzu é pós-graduado em Histórica Econômica.
Além da missão de educar a população, professor Zuzu também se dedica às ações comunitárias e ao esporte, principalmente o futebol do qual é, até hoje, um dos praticantes. “Agradeço ao vereador Pauleca pela indicação do meu nome para receber essa honraria”, comentou o educador. “Professor Zuzu é uma referência educacional em Janaúba e região e também se interage com a população e contribui no desenvolvimento da nossa comunidade”, justificou o vereador Pauleca ao conceder o Título de Cidadão Honrário de Janaúba ao professor José Antônio Barbosa, o Zuzu. A solenidade de entrega foi na noite do dia 19 de agosto.
Comentários