Foto crédito Paulo & Galego
O então ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ouvia a reivindicação dos produtores Fátima Leite e Idalino Cardoso em prol da universidade federal em Janaúba e apoio aos produtores rurais da região da Serra Geral de Minas.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou nesta terça-feira, dia 16 de agosto, a autorização pela implantação de faculdades federais no município de Janaúba. O anúncio é da empresária e produtora rural janaubense Maria de Fátima Leite, que coordenou há mais de três anos o movimento em favor da criação de instituição de Ensino Superior público federal neste município.
Segundo Fátima Leite, a proposta do governo federal é implantar em Janaúba o núcleo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. No dia 5 de janeiro de 2008, Fátima Leite iniciou a campanha pró-universidade federal na região de Janaúba. A mobilização teve como finalidade recolher assinaturas de estudantes e moradores dos municípios que compõe a região da Serra Geral de Minas. (Publicado no site do jornal O Norte no dia 08 de janeiro de 2008, acessível pelo seguinte endereço eletrônico http://www.onorte.net/noticias.php?id=12562)
Foto Oliveira Júnior 05/01/2008
Campanha pela coleta de assinaturas em prol da universidade pública federal começou no dia 5 de janeiro de 2008 com apoio da Prefeitura de Janaúba, gestão do prefeito Ivonei Abade Brito, e coordenada por Fátima Leite, do laticínio Leitejan.
“Para mim é uma grande alegria em ter contribuído para que as nossas comunidades sejam atendidas pelas ações governamentais. A universidade pública federal em Janaúba trará uma grande motivação para as famílias, pois os filhos deixaram de ir embora para outros centros urbanos”, declarou Fátima Leite que, ao lado do marido, o produtor rural e empresário do ramo de laticínio, Idalino Cardoso, incorporou desde o início ao programa Fome Zero Leite pela Vida, ação social do governo federal em parceria com o governo do estado.
Carta que Fátima Leite enviou ao presidente Lula, em junho de 2009, solicitando a Universidade Federal para a região de Janaúba. O anúncio da produtora rural Fátima Leite foi confirmado pelo prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, que seguiu nessa segunda-feira, dia 15, para Brasília-DF, onde, pretende, nesta terça-feira, assinar a documentação com relação à criação do núcleo da Universidade Federal do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, em Janaúba.
Quanto aos cursos a serem instalados vai depender de uma análise da universidade e das comunidades da região de Janaúba.O primeiro vestibular das faculdades federais de Janaúba está previsto para agosto de 2012.
Comentários
Maria Candida
Maria Candida
Continue assim Prefeito, buscando o avanço e a melhoria de vida dos cidadãos de Janaúba independentemente de quem o idealizou.
Eliane Mendes
Continue assim Prefeito, buscando o avanço e a melhoria de vida dos cidadãos de Janaúba independentemente de quem o idealizou.
Eliane Mendes
Ana Cristina
Ieda Soares
ótimo para os estudantes não terem de buscar oportunidade de estudo em outros locais. Li em outro Blogguer que estão querendo trazer para o novo campi da universidade, cursos na área de agrárias, só queria saber qual o intuito de trazer mais cursos para esta área uma vez que possui a unimontes, a UFMG, o IFNMG que já abastecem a região de profissionais neste setor. Deveriam investir em área de tecnlogia e cursos de engenharia que em nenhuma dessas instituições descritas possui. Temos que acabar com a ideia que a região so vive de agricultura.
O fato é que Janaúba "perdeu" o colégio agrícola (esse sim, solicitado há mais de 20 anos pelo prefeito Joaquim Maurício) e perdeu o Ifet - Escola técnica e de curso superior - a exemplo o que se tem em Januária e Pirapora.
Ah, no próximo dia 1º de setembro completarão 17 anos a criação do primeiro campus universitário de Janaúba: o campus da Unimontes.