JAÍBA (por Cecília Oliveira) – A utilização de equipamentos modernos no plantio, colheita e transformação de matérias primas tem esbarrado na falta de mão de obra qualificada. Para capacitar os funcionários da empresa Sada Bio-Energia, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, em parceria com o Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou dois cursos para 20 trabalhadores na operação de colheitadeiras automotrizes de cana-de-açúcar.
A empresa (Sada) possui em Mocambinho 12 mil hectares de cana em plena produção e, para dar conta do trabalho, sete colheitadeiras funcionam em três turnos diários.
Segundo os instrutores José Maurício Gois e Virgilio Peito Filho, o objetivo do curso é treinar trabalhadores para que desenvolvam habilidades e conheçam melhor o equipamento para que possam operar bem a colheitadeira. José Maurício afirma que o operador é responsável por 70% do bom funcionamento da máquina.
Conforme o motorista de carreta Antônio Júnior Neves, a empresa lhe deu a oportunidade de fazer o curso e mudar de ocupação. "Assim que eu tiver o certificado, vou poder realizar um sonho, pois há anos pleiteio uma vaga de operador de colheitadeira". Para o mecânico David Teixeira dos Santos, que também participou do curso, com a profissionalização terá mais oportunidade de crescimento dentro da empresa e até fora dela. "O mercado tem vagas para quem é qualificado."
Comentários