José Alencar, empresário mineiro, ex-senador e ex-vice-presidente da República.
O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça-feira, dia 29 de março, às 14h41, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava havia 13 anos contra um câncer na região do abdômen.
Posse presidencial: Marisa Letícia, Lula, José Alencar e Mariza.
O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer. Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.
O então vice-presidente José Alencar, a candidata (e eleita) a presidente Dilma Roussef, e o então presidente Lula.
De vendedor de tecidos a industrial, a trajetória de José Alencar Gomes da Silva se divide entre o empresário que fundou um dos maiores grupos têxteis do país e o político que só iniciou a vida pública em 1994 e chegou à vice-presidência após ser disputado por diversos partidos.
Festa junina: José Alencar e Mariza com Lula e Marisa.
Ele nasceu em 17 de outubro de 1931, em Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata mineira. Décimo primeiro filho de uma família de 15 irmãos, saiu cedo de casa e começou a trabalhar aos 14 anos, como balconista em uma loja de tecidos. Estudou só até a 5ª série.
Com dinheiro emprestado por um irmão, aos 18 anos abriu sua primeira loja de tecidos, em Caratinga (MG). Batizada de “A Queimadeira” por um viajante português, vendia de tudo a preços populares. Daí em diante, não parou.
Lula, José Alencar e Dilma.
Em 1967, conseguiu um financiamento subsidiado da Sudene para instalar, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do país.
O então vice-presidente da República, José Alencar, com o então presidente da República, Lula.
Com unidades industriais em quatro estados brasileiros – Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina –, além de uma na Argentina, a Coteminas exporta seus produtos para os Estados Unidos, Europa e países do Mercosul.
presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.
Luís Inácio Lula da Silva e José Alencar Gomes Silva.
Em 1998, foi eleito para o Senado com quase 3 milhões de votos e quatro anos mais tarde, em 2002, foi eleito vice-presidente da República, na chapa com o presidente Lula. Em 2006, Lula e José Alencar foram reeleitos. Além da fábrica da Coteminas, em Montes Claros, José Alencar possuía outro empreendimento no Norte de Minas: fazenda no município de Pedras de Maria da Cruz, próximo à Januária.
Comentários