Foto Paulo & Galego
Antônio Martins Silveira recebe do vereador Joaquim da Paraguaçu o título de cidadania honorária de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Há exatamente um mês, a Câmara deste município entregou a Antônio Martins Silveira o Título de Cidadã Honorária de Nova Porteirinha. Essa honraria a Antônio Martins, o “Toni Pulú”, foi concedida por indicação do vereador Joaquim Pereira dos Santos, o Joaquim da Paraguaçu, pelos relevantes serviços que o homenageado tem prestado à comunidade de Nova Porteirinha.
Antônio Martins Silveira, conhecido como “Toni Pulú”, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1934 no município de Porteirinha. Filho de Apolinário Martins de Melo e Maria Rosa Silveira, Antônio começou dedicar ao trabalho muito cedo, ainda com 10 anos, pois precisava ajudar nas despesas em casa.
Em 1956, quando completou 21 anos, Antônio Martins Silveira casou-se e teve seis filhos. Nesta mesma época, “Toni Pulú” participou ativamente da política local, sendo eleito vereador por dois mandatos consecutivos. “Toni Pulú” foi o vereador mais votado de Porteirinha. Em 1976, candidatou-se a prefeito de Porteirinha. Não venceu, mas obteve uma excelente votação no município, principalmente na então comunidade de Nova Porteirinha, onde “Toni Pulú” conquistou 80% dos votos.
Neste mesmo ano, se separou e mudou para Janaúba onde atuou na área de comercialização de móveis. Em 1977, casou-se novamente e teve três filhos. Em 1989, Antônio Martins parou de vender móveis e dedicou mais tempo à propriedade agropecuária e também às ações comunitárias no então distrito de Nova Porteirinha.
Antônio Martins participou do movimento de emancipação de Nova Porteirinha e foi um dos criadores do PMDB no município. E, desde dezembro de 2010, com o merecido reconhecimento do povo deste município, o Antônio Martins Silveira, o “Toni Pulú”, torna-se cidadão honorário de Nova Porteirinha.
Comentários