BELO HORIZONTE – A Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – unidade de Nova Porteirinha, foi homenageada, nessa quinta-feira, dia 25 de novembro, com o Selo de Responsabilidade Empresarial, edição 2011/2012. A Epamig foi uma das 38 organizações que cumpriram os requisitos do programa, desenvolvido pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais) em parceria com o Governo de Minas, por meio do Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
O objetivo do programa é estimular ações que possibilitem a melhoria dos indicadores econômicos nas regiões Norte, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce que contam com 188 municípios mineiros. O programa incentiva ações integradas entre os diversos setores da sociedade, estimulando as empresas a adotarem posturas responsáveis que promovam o desenvolvimento sustentável.
Durante solenidade a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, parabenizou todas as empresas reconhecidas com o Selo e destacou a participação das empresas públicas no programa. “As presenças de Epamig, Copasa, Copanor mostram que o Governo internalizou a ideia de ações integradas”. Elbe também anunciou a ampliação do programa que passará a ser executado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). “Do Norte de Minas sai um programa referência para todo o Estado de Minas Gerais”, disse.
Em 2010 a Epamig de Nova Porteirinha desenvolveu ações como o Cidadão Nota 10, que busca erradicar o analfabetismo dos funcionários da Unidade e de seus familiares; revitalização do Grupo Independente de Alcoólicos Anônimos, composto por funcionários da empresa, que busca resgate de dignidade.
Outras iniciativas implantadas foram as hortas orgânicas comunitárias, produção de verduras, legumes e ervas medicinais, para consumo dos funcionários e familiares; ciclo de palestras, dirigido aos empresários da região sobre como vender para empresas públicas; coleta seletiva de lixo e o consumo consciente e a participação no programa Cidadão Rural: ação realizada em comunidade rural de Janaúba.
De acordo a chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Norte de Minas/Nova Porteirinha, Polyanna Oliveira, as iniciativas foram realizadas com a participação dos funcionários e da comunidade. Polyanna comemorou os benefícios que a concessão do Selo promove. “Vamos utilizar o selo em produtos e campanhas. Essa premiação reforça os valores empresariais”, concluiu.
Comentários