Foto Ascom/Codevasf
A apicultura no Norte de Minas ganha incentivo por parte da Codevasf e órgãos parceiros.
MONTES CLAROS (por Waldemiro Brito) – A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoverá na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, o VII Seminário de Apicultura do Norte de Minas. Com apoio da Agro/NM, Sebrae e Emater-MG, esse encontro, a exemplo das edições anteriores, acontecerá no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, com abertura prevista para às 9h pelo superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues.
Tendo como tema central a organização e fortalecimento da produção apícola do norte de Minas, esse seminário, segundo Dimas Rodrigues, visa a melhoria das relações associativas e da gestão das unidades de beneficiamento de mel, além da inserção de práticas que promovam o aumento da produtividade apícola norte mineira, de forma a alavancar a apicultura regional, gerando emprego e renda aos pequenos produtores.
Segundo Alex Demier, engenheiro agrônomo da Codevasf e um dos idealizadores e responsáveis técnicos desse seminário, as palestras terão como abordagem principal as experiências de associativismo, gestão de unidades de beneficiamento de mel, de atuação regional, interestadual e internacional e práticas apícolas com foco no aumento da produtividade e agregação de valores aos produtos.
Foto Ascom/Codevasf
Unidade de beneficiamento de mel na cidade de Mato Verde, na região da Serra Geral de Minas.
Uma das palestras mais esperadas pelos apicultores norte mineiros será proferida pelo consultor técnico Robson Sousa Raad, sobre técnicas para aumento da produtividade apícola, seguido pelos palestrantes José Cleto Pellegrinelli, falando sobre a atuação do entreposto Apidouro no mercado apícola nacional e internacional e Gil Barreto, com o tema certificação e mercado dos produtos apícolas e orgânicos, ficando o encerramento por conta dos agentes financeiros Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Credinor.
Ao anunciar a realização desse seminário, Dimas Rodrigues disse que a Codevasf, na condição de umas das principais incentivadoras da apicultura regional, vem promovendo junto ao produtor rural as mais diversas ações visando a sua capacitação técnica e comercial. Tanto é assim, afirma o dirigente federal, que ao longo dos últimos cinco anos já foram promovidos vários cursos técnicos e visitas à outros grandes centros produtores de mel em Minas Gerais e até mesmo em outros Estados.
Nesse mesmo período, a Codevasf investiu mais de 1 milhão de reais na construção de oito casas de mel, totalmente equipadas, aquisição de equipamentos para os mais de 700 apicultores de 23 municípios norte mineiros, principalmente da região da Serra Geral de Minas, que produzem mais de 400 toneladas de mel por ano.
Comentários