JANAÚBA (por Fernando Lucas) – Durante uma semana, interessados em avanços científicos, tecnológicos e comerciais, se reuniram na edição 2010 do Acorbat (Congresso Mundial de Bananicultura), realizado em Medellín, na Colômbia. Os mais de 1.400 participantes superaram todos os propósitos e definiu para 2012 a Ilha de Martinica como sede do próximo evento.
A comissão organizadora, liderada pela Associação de Bananeiros da Colômbia (Augura) presidida por Roberto Hoyos, facilitou condições para que os mais experientes palestrantes em temas relacionados à bananicultura estivessem presentes no evento.
A Abanorte, sediada em Janaúba, esteve presente, liderando uma missão técnica que se atualizou sobre as novas tecnologias no cultivo da banana e visitaram plantações destinadas à exportação. Contatos com o Centro de Excelência em Bananicultura da Colômbia também foram mantidos.
No próximo dia 2 de dezembro, os participantes da missão realizarão uma palestra, em Janaúba, para apresentar aos demais técnicos e produtores da região os novos conhecimentos adquiridos.
Dentre os temas debatidos se destacam biofertilizantes, pós-colheita, pragas e doenças, fisiologia e nutrição, responsabilidade social, economia e mercados, além de sistemas de produção sustentável e produção orgânica.
Comentários