Foto Danniel Olímpio
Moradores de Verdelândia participaram do fórum comunitário.
VERDELÂNDIA (por Danniel Santos Olímpio) – Aconteceu nessa quinta-feira, dia 23 de setembro, no parque de eventos de Verdelândia, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), com apoio da prefeitura de Verdelândia.
A população compareceu a esse importante evento para debater sobre a situação de crianças e adolescentes no município e dar sugestões para o plano de ação que buscará melhorias na vida de crianças e adolescentes. Para entreter os filhos dos participantes, a brinquedoteca do CRAS foi montada no evento, dando maior tranqüilidade aos pais que iriam participar dos trabalhos.
O Fórum foi um momento de participação popular de fundamental importância para que todos sejam envolvidos neste processo, sendo um ponto de partida até a execução das ações que irá ate 2012, quando o município será avaliado e poderá receber o Selo Unicef, caso atinja os índices necessários.
Na noite dessa quinta-feira a população pôde conhecer a metodologia e objetivos do Fórum, conheceram o diagnóstico da situação da infância e adolescência e os serviços ofertados a meninos e meninas no município. O diagnóstico foi um ponto de partida para que o trabalho dos grupos fosse mais proveitoso, pois, a partir do conhecimento dos serviços destinados a crianças e adolescentes e da situação da infância e adolescência no município, tornou-se mais fácil entender suas reais necessidades.
Vários setores do município participaram dos grupos, como Pastoral da Criança, conselhos, pais, representantes de igrejas e associações. Os participantes dos grupos discutiram assuntos relacionados à saúde, educação, cidadania, meio ambiente, esporte e direitos de crianças e adolescentes.
A partir das propostas dos grupos será feito o plano de ação, que servirá de guia sobre o que fazer e quem serão os responsáveis pelas ações em prol das crianças e adolescentes de Verdelândia. Toda sociedade participa do processo. É cada um fazendo a sua parte para que tenhamos crianças e adolescentes mais felizes.
Um segundo Fórum será realizado em 2012 e será um momento de avaliar as ações que buscaram melhorar a vida da infância e adolescência em Verdelândia.
Comentários