JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vice-prefeito de Janaúba, Valério Dias de Oliveira (PPS), apresentou nesta semana junto ao Tribubal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) o pedido de registro de candidatura a deputado estadual. No site do TRE mineiro consta que o pedido de registro de Valério Dias ainda aguarda julgamento.
Vereador em Janaúba por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008), Valério Dias foi eleito vice-prefeito em 2008. Mas, antes, em 2006, disputou a eleição para a Câmara Federal e obteve, em Janaúba, 10 mil votos, sendo, até hoje, o candidato a deputado federal mais votado neste município.
Na eleição deste ano para deputado federal, Valério apóia o deputado federal Humberto Souto (PPS). Esse partido teria lançado dois nomes no Norte de Minas na eleição para a Assembléia Legislativa, mas um dos candidatos está com pendência. Diante disso o vice-prefeito janaubense decidiu por se lançar na disputa por vaga no legislativo estadual.
PAI E FILHO NA MESMA DISPUTA
A possível candidatura de Valério Dias a deputado estadual – aguardando apenas o parecer do Tribunal Regional Eleitoral – é a grande novidade do cenário político de Janaúba e da região e até é curiosa, pois coloca pai e filho na mesma disputa. Valério é filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito por Janaúba, Adelino Pereira Dias (PMDB).
Há um mês, no princípio de julho, Adelino Dias registrou candidatura a deputado estadual. Até então este blog não tem a confirmação do posicionamento de Adelino com relação à entrada do filho na eleição para deputado estadual. Caso o pedido de registro de Valério Dias seja aceito é bem provável que o pai renuncie para apoiar o seu herdeiro político partidário.
POLÍTICA EMBOLADA
A eleição deste ano em Janaúba traz uma situação muito diferente do que se via nos processos eleitorais anteriores. Há mais de dois anos tem notória a divisão de um grupo político até então liderado pela secretária e deputada estadual Elbe Brandão (PSDB) e coordenado pelo ex-prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB). O racha está comprovado e tende a ser a tônica da política deste ano em Janaúba. Os dois líderes tucanos demonstram, até o momento, polarizarem a campanha eleitoral em Janaúba.
Ivonei é candidato a deputado estadual. Elbe decidiu parar no 4º mandato a representatividade legislativa, mas ela pretende continuar dando as cartas na política. Apesar dessa pausa no mandato eletivo, Elbe Brandão lançou o marido, Luiz Henrique Maia Santiago (PSDB), candidato a deputado estadual justamente para permanecer com o reinado político.
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Janaúba, Dimas Rodrigues (PMDB), superintendente da Codevasf em Minas, decidiu apoiar o montesclarense Luiz Tadeu Martins Leite (PMDB) a deputado estadual. Enquanto que o prefeito José Benedito Nunes Neto (PT) manterá a fidelidade partidária que dará ao apoio ao deputado estadual Paulo Guedes (PT).
O detalhe é que o vice-prefeito Valério Dias (PPS) mantinha no primeiro semestre deste ano um diálogo com o grupo da secretária e deputadual estadual Elbe Brandão (PSDB) com a possibilidade de apoio à candidatura de Luiz Henrique (PSDB). Mas, com o registro de candidatura de Adelino Pereira Dias (PMDB), Valério recuou em favor do pai. Agora, com o registro de candidatura de Valério é bem provável que Adelino desista em prol do filho.
EM TEMPO: A deputado federal Maria Lúcia Cardoso (PMDB) está num dilema: se tenta a reeleição ou opta por disputar vaga na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. No início de julho era registrou candidatura para a Câmara Federal (pedido aceito pela Justiça Eleitoral). Mas, nesta semana, Maria Lúcia Cardoso solicitou o pedido de registro de candidatura a deputada estadual. Ela aguarda o parecer do Tribunal Regional Eleitoral.
O detalhe nisso é que o ex-marido de Maria Lúcia Cardoso, o ex-governador e ex-vice-governador Newton Cardoso (PMDB) é candidato a deputado federal. Nos bastidores há rumores de que a mudança de candidatura de Maria Lúcia seria para atender um pedido de Newton.
No ano passado os dois protagonizaram, através da imprensa, briga judicial pela divisão de bens e fixação de pensão mensal face à separação do casal.
Comentários