Foto Oliveira Júnior
Elizabeth Stehling, secretária de Saúde de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vigésimo mês de mandato do prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (PT), inicia com uma baixa no secretariado. Isso porque a secretária de Saúde, Elizabeth Cristina Gosling Stehling, pediu demissão da função que ocupava desde o início do governo municipal petista.
Na manhã dessa segunda-feira, dia 9, Elizabeth Stehling assegurou ao meu blog (www.oliveirajunior2.blogspot.com e www.oliveirajunior.uniblog.com.br) que a sua saída é por motivo pessoal. Bete da Saúde, como é conhecida na cidade, informou que recebeu uma proposta irrecusável de um instituto ligado à saúde e também ao PT para assessorar os municípios mineiros.
Durante a entrevista a este blog, ainda no gabinete da secretaria municipal de Saúde, Bete explicou que inicialmente irá estabelecer residência em Montes Claros, de onde prestará assistência às secretarias de saúde, e, depois despachará diretamente de Belo Horizonte para todas as regiões do Estado. “Profissional e financeiramente foi uma proposta muito boa”, disse a secretária demissionária.
Ela ainda permanecerá na secretária nesta semana, pois pretende entregar um relatório ao prefeito sobre as ações realizadas e o que tem sido planejado. “Vou embora, mas estarei à disposição do governo de José Benedito e do município de Janaúba que tanto gosto”, citou a secretária que alega ainda a sua saída como forma de encontrar mais tempo para dedicar à mãe, que está com 80 anos, e mora em São Paulo.
Apesar das alegações citadas, Elizabeth Stehling deixou a entender que a mudança de gerenciamento na Fundajan – Fundação de Assistência Social de Janaúba – da qual a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde fazem parte, pode ter contribuído para o seu desligamento do órgão. No início do ano, Bete indicou uma aliada para gerenciar a Fundajan, que controla a maternidade e um hospital. Mas, ainda no primeiro semestre houve a substituição de gerente na fundação o que não agradou a secretária. A alteração foi feita pelo próprio grupo petista.
O prefeito José Benedito ainda não se posicionou sobre a demissão da secretária e nem sobre quem poderá ser o novo secretário de Saúde. Bete indicou um assessor, mas há rumores que o prefeito possa escolher um médico ou até mesmo remanejar o secretário municipal de Planejamento e ex-secretário municipal de Educação, Dinilton Pereira, atual gerente da Fundajan, para o lugar de Bete.
Em pouco mais de um ano e meio de mandato, o prefeito José Benedito já acumula alterações nas secretarias de Educação, Planejamento, Agropecuária, Obras e Serviços Urbanos e agora na área de Saúde, incluindo ainda tanto a assessoria jurídica quanto imprensa.
Comentários