Foto Oliveira Júnior
Simone Almeida, secretária de Educação do município de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Secretaria de Educação do município de Nova Porteirinha realiza nesta semana o Seminário de Educação em que é abordada a Bullying, que é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Essa situação pode estar presente em todas as escolas do país.
Com o tema “Bullying em foco – e se fosse com você?”, o seminário começou ontem e termima hoje, quarta-feira, dia 21 de julho, no auditório da Favag, nesta cidade. Bullying é o termo inglês que se refere ao verbo "ameaçar, intimidar".
A secretária municipal de Educação de Nova Porteirinha, Simone Almeida, explica que a realização desse seminário tem como finalidade a conscientização, motivação e concessão de condições para que a comunidade escolar, a partir da adesão formal, implante o Programa Diga Não ao Bullying. Nesse seminário, cita a secretária, estão presentes os diretores e educadores das escolas municipais de Nova Porteirinha e também professores de escolas estaduais e particulares de Nova Porteirinha, Janaúba e de outras comunidades, e ainda familiares de alunos.
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa auto-estima e retraída tanto na escola quanto no lar.
Simone Almeida ressalta que a proposta não elimina as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limite entre uma piada aceitável e uma agressão. Durante o Seminário de Educação, promovido pela Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Educação, são apresentadas sugestões de como identificar e coibir a bullying na comunidade escolar. Segundo a secretária, o educador poderá, através de redação, pesquisa e teatro, conscientizar os alunos sobre a bullying, que é definição universal para o conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente por um aluno – ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia.
Comentários