JANAÚBA – Durante esta semana a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba manteve reuniões com pecuaristas e também com empresários do frigorífico Independência e de outros frigoríficos. Segundo José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, a intenção é buscar alternativas para viabilizar a reabertura do frigorífico de Janaúba pelo próprio Independência ou outras vias caso o Independência resolva devolver a unidade de Janaúba para a massa falida do Kaiowa, pois o contrato deles vão até o ano 2015.
Além do frigorífico de Janaúba, o Independência arrendou quatro frigoríficos da massa falida do Kaiowa e o único que estava funcionando era o de Janaúba.
“Estamos realizando reuniões para poder inteirar da situação e também para buscar uma alternativa para a reabertura da unidade Janaúba. Na terça feira, dia 06 de julho, fizemos uma reunião da diretoria do Sindicato Rural com alguns produtores potenciais que comercializam bois gordos e nesta reunião participaram três funcionários dos setores de comercialização e compra de bois do Frigorífico JBS dentre ele o Nuacir Franco que já foi gerente aqui da unidade de Janaúba quando era o Kaiowa”, explicou José Aparecido.
O líder ruralista de Janaúba cita que o JBS é o maior frigorífico do mundo e que detém as marcas Friboi e Bertin e que estão com frigorífico no Triangulo mineiro e que compra bois no Norte de Minas.
“Na quarta-feira, dia 07 de julho, reunimos no frigorífico Independência com o gerente da unidade de Janaúba, Eládio Curado, e com o João Alves, que é preposto em Janaúba da massa falida do antigo Kaiowa. Estamos conversando com o objetivo de buscar alternativas para viabilizar a reabertura da unidade de Janaúba. Esperamos que nesta próxima semana a direção deles dê mais clareza na situação para podermos interceder”, explicou José Aparecido.
Na concepção do presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, o ideal é que o frigorífico de Janaúba não fique muito tempo fechado, devido a ótima situação física que o mesmo se encontra. “Pelo que se sabe foram investidos em melhorias e modernizações ali quase 20 milhões de reais e também a logística que ele está, inclusive habilitado para exportar para o mundo e isso é importante pois valoriza a carne abatida aqui”, citou.
O líder ruralista disse ainda que o segundo maior grupo empresarial do país no ramo frigorífico, o Mafrig, já vinha adquirindo do Independência e exportando nestes últimos meses a carne produzida em Janaúba. “Tudo que for possível, a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba vai fazer para viabilizar a reabertura do mesmo (frigorífico) o mais rápido possível, da mesma forma que o ano passado lutamos que ele não ficasse fechado”, completou
Comentários