Foto Ascom/Codevasf
O superintendente Dimas Rodrigues, terceiro da esquerda para a direita, e técnicos assinam convênio do centro pesqueiro para o Projeto Gorutuba.
NOVA PORTEIRINHA (por Waldemiro Miranda) – Nos próximos dias a Codevasf dará início à execução das obras e serviços de implantação de um centro integrado de recursos pesqueiros e aqüicultura no município de Nova Porterinha. Com essa finalidade, Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, assinou na quinta-feira, 1º de julho, um contrato com a construtora Paiva e Silva Ltda, no valor de R$655.667,05, com prazo de conclusão das obras em seis meses. Os recursos para esses fins são oriundos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Segundo Dimas Rodrigues, esse centro integrado será implantado onde hoje funciona a Estação de Piscicultura do Vale do Gorutuba, aproveitando uma infraestrutura já existente, de viveiros, laboratórios e prédios, sendo necessária, agora, a realização de obras civis complementares, construção e adaptação de laboratórios, tanques e outros viveiros para produção de espécies nativas, construção de alojamentos e aquisição de equipamentos para pesquisas.
Também está sendo providenciado a aquisição de equipamentos necessários para desenvolvimento das atividades nessa unidade de produção, para tanto já foi disponibilizado recursos da ordem de R$500.000,00.
Durante a solenidade de assinatura do contrato de obras, técnicos da Codevasf, responsáveis pela elaboração do projeto e fiscalização de sua execução, afirmaram que esse centro integrado de recursos pesqueiros e aqüicultura do Gorutuba foi concebido para servir de base nas implementações das ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, focadas no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alervinagem de espécies de peixes nativas da bacia do rio São Francisco, produção de alevinos para repovoamento de seus mananciais, fiscalização, educação ambiental, capacitação, monitoramento da qualidade da água e gestão integrada dos recursos pesqueiros da bacia sanfranciscana.
Com ações dessa natureza, aliadas à obras, em andamento, de saneamento básico e de recuperação de processos erosivos, Dimas Rodrigues disse acreditar que a Codevasf está andando à passos largos em favor da revitalização do rio São Francisco.
Comentários