Foto Oliveira Júnior
Professora Graça Silva e acadêmicos do 4º período de Geografia do Isejan.
MATO VERDE (por Oliveira Júnior) – Os tipos e a utilidade do solo da região da Serra Geral de Minas foram temas de aulas especiais do curso de Geografia do Isejan – Instituto Superior de Educação de Janaúba – inclusive com estudo de campo em pontos turísticos do município de Mato Verde. Foram realizadas pesquisas e tratamento de amostras de águas, solos e rochas
Coordenados pelo professor Harlei e pela professora Maria das Graças Silva, os acadêmicos do 4º período de Geografia realizaram análise geomorfológico na Cachoeira Maria Rosa, em Mato Verde. Antes de chegar ao destino, os estudantes pararam nas margens da rodovia BR-122 e em outras estradas com o intuito de verificar o tipo de solo e o revelo da região.
“Essa aula extraclasse foi fundamental para aprimorar os nossos conhecimentos e o mais importante é que aqui na nossa região tem um vasto campo de estudo relacionado com o curso de Geografia”, declarou Jone Frederico de Souza que ficou encantado com a diferenciação do clima na parte superior da cachoeira Maria Rosa. “Lá em cima é outra sensação climática favorecida por corrente de ar oposta ao que se encontra na parte inferior”, disse.
De acordo com a educadora Maria das Graças Silva, os trabalhos de campo representam oportunidades de conciliação e complementação entre os conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas, permitindo o contato direto dos alunos com os objetos de estudo. “Além de despertar nos estudantes o interesse pelo curso, propusemos lhes a oportunidade de conhecer a forma da superfície terrestre que resultou na cachoeira Maria Rosa, que é um dos mais importantes aspectos turísticos da região”, explicou a professora que sugeriu aos estudantes a confecção de um projeto de foto livro.
Comentários