Foto Oliveira Júnior
Turma de estudantes da Universidade Aberta do Brasil, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os acadêmicos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desenvolvida em Janaúba pelo governo federal e governo estadual, através da Unimontes, participaram recentemente de um amplo debate com relação a aplicabilidade do EJA – Estudo de Jovens e Adultos – neste município.
Divididos em equipes, os acadêmicos realizaram atividades extraclasse. A maioria desses estudantes são educadores e freqüentam as aulas da Universidade Aberta, no CAIC. Foram tratados temas como evasão escolas e a possibilidade para educar na diversidade.
Na apresentação dos estudos e discussão sobre os temas abordados foram relatadas as situações do sistema EJA. Por exemplo, a evasão escolar é uma triste realidade diante da distância entre a escola e as moradias, nas comunidades rurais. “Os alunos se encontram desmotivados e não percebem a importância do programa na melhoria da qualidade de vida, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho”, citou um acadêmico que pesquisou sobre a evasão escolar e acrescentou que, nesse caso, os alunos são pequenos agricultores.
Em outra abordagem, as cursistas sugeriram a introdução de atividades artísticas como forme de evitar a evasão de alunos de uma escola na área urbana. “A arte proporciona ao aluno o interesse em desenvolver a habilidade e ao mesmo tempo valoriza o seu conhecimento”, justificou uma universitária ao considerar que o intuito do EJA é despertar no indivíduo o princípio intrínseco da igualdade.
Comentários