Foto Oliveira Júnior
Além do laboratório, novo prédio acomodará a administração da Epamig regional.
NOVA PORTEIRINHA – A Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) inaugurou recentemente o Laboratório de Biotecnologia da Unidade Regional Norte de Minas, no município de Nova Porteirinha. O novo laboratório vai auxiliar nas pesquisas que abrangem a produção de mudas. De acordo com a pesquisadora Luciana Nogueira Londe, o laboratório tem como objetivo a produção de mudas, principalmente de banana, que tem grande demanda na região.
Ela ressalta que o novo laboratório da Epamig será estratégico na distribuição de mudas para os produtores rurais do Norte de Minas. O laboratório tem capacidade para produzir mais de 100 mil mudas por ano. Inicialmente, serão produzidas cerca de 10 mil mudas de banana, por semestre, para atender a demanda da região, que é forte produtora desta fruta.
O novo laboratório possibilita à Epamig pesquisas para estudo molecular de genótipos de diferentes espécies. Utilizando métodos biotecnológicos, a empresa poderá alcançar o melhoramento vegetal, aumentando a qualidade das mudas. Segundo a chefe de Centro de Pesquisa da Epamig Norte de Minas, Polyanna Mara de Oliveira, o laboratório vai ser utilizado para pesquisa e prestação de serviços e será aberto para a comunidade rural da região. Os interessados em conhecer e participar dos projetos desenvolvidos deve procurar a unidade da Epamig em Nova Porteirinha.
À solenidade de inauguração compareceram a vice-prefeita de Nova Porteirinha, Marilza Mendes, o prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, a secretária estadual de Desenvolvimento do Norte de Minas, deputada Elbe Brandão, o secretário de Agricultura de Nova Porteirinha, Aélcio dos Santos, e ainda Carlos Eduardo Prado, supervisor da Embrapa, Valmisonei Moreira, da Emater regional, Jorge Luís de Souza, da Abanorte, Paulo Sérgio Nascimento e Carlos Eduardo Rossart, ambos da Unimontes, a vereadora Maria Antônia Lima, de Nova Porteirinha, e funcionários da Epamig, que foram recepcionados pelo gerente administrativo e financeiro da Epamig do Vale do Gorutuba, Josimar dos Santos Araújo, e pela chefa de Pesquisas da Epamig, Polyanna de Oliveira.
Comentários