Foto Oliveira Júnior
Gado nelore é o potencial da pecuária de Janaúba e região.
FATOS E PAUTAS
* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)
EXPÔ DE JANAÚBA
Estamos vivenciando a 29ª ExpôJanaúba que, durante 10 dias, reunirá produtores rurais do Norte de Minas e de outras regiões de Minas e do Brasil. A expô de Janaúba é um dos mais importantes eventos do agronegócio mineiro. A cidade deve receber milhares de visitantes que virão para apreciar e negociar produtos do setor agropecuário, cultural, comercial, industrial e se envolver com o entretenimento.
BOI E BANANA
Janaúba faz jus de ser um município dominado pela agropecuária, já que a economia local baseia-se nesse setor. A criação de bovinos e o plantio de banana sustentam a pecuária e a agricultura, respectivamente, neste município que é pólo da região da Serra Geral de Minas. Apesar de estar na 29ª edição, a exposição agropecuária de Janaúba foi instituída há mais de 40 anos. A diferença entre as realizações do evento e o período de existência da expô é porque nos anos 70 e 80 havia um acordo com a classe ruralista de Montes Claros em que prevalecia a realização da exposição bi-anual, tanto numa quanto noutra cidade. Ou seja, a expô de Janaúba era de dois em dois anos, o mesmo acontecia em Montes Claros.
KNOW-HOW
A diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, sob a presidência de José Aparecido Mendes Santos e do vice Huarrison Antunes Cangussu (eles inverterem a função da diretoria anterior), mostram know-how na expôJanaúba, pois sabe como realizar alguma coisa com conhecimento de causa e experiência. Isso é comprovado, em outras coisas, pelo interesse, mais uma vez, das emissoras de televisão segmentada, Canal do Boi e Canal Rural, em enviar equipe de reportagem e especialistas para cobrir jornalisticamente a expôJanaúba e mostrar para todo o Brasil e outros países a potencialidade da exposição de Janaúba e do agronegócio do Norte de Minas.
Comentários