PECUARISTAS QUEREM RECEBER R$ 18 MI DO FRIGORÍFICO INDEPENDÊNCIA
Foto A
ntônio Augusto
Frigorífico Independência em Janaúba.
JANAÚBA (por Luiz Ribeiro*) – Pecuaristas do Norte e Minas estão na expectativa de receber nos próximos dias os débitos em atraso do Frigorífico Independência. Eles também esperam a retomada das atividades da unidade do frigorífico em Janaúba para o dia 5 de abril. A informação é do presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes.
Os produtores do Norte de Minas têm a receber cerca de R$ 18 milhões da empresa frigorífica. A dívida vem desde fevereiro do ano passado, quando o Independência fechou diversas unidades em todo país e entrou num processo de recuperação judicial. O grupo alegou dificuldades geradas pela crise econômica mundial.
No início de abril de 2009, a filial do Independência em Janaúba foi reativada, mas com número de funcionários reduzido, diminuindo também o abate. Os credores ficaram aguardando a conclusão do processo de recuperação judicial da empresa.
Os pagamentos foram programados para 31 de janeiro de 2010. Porém, em 15 de janeiro, o Independência divulgou um comunicado, informando que, devido a um "atraso na aprovação do plano de recuperação judicial", o acerto com os credores foi prorrogado para 31 de março.
No entanto, suspendeu novamente as atividades em sua unidade do Norte de Minas e dispensou os funcionários. Nessa quinta-feira (dia 25), o presidente do Sindicato Rural de Janaúba disse que recebeu a informação da direção do Independência de que "as coisas estão andando muito bem" e que vai pagar os débitos na data estabelecida. "Estamos muito confiantes de que dará tudo certo", afirmou José Aparecido Mendes.
Ele disse ainda que o Frigorífico Independência suspendeu as atividades em Janaúba neste mês apenas temporariamente, "para fazer alguns ajustes internos" e que o abate será reativado em 5 de abril, com recontratação de cerca de 200 trabalhadores. (*jornal Estado de Minas)
Comentários