CANAIS DE IRRIGAÇÃO DO PROJETO GORUTUBA SERÃO SUBSTITUÍDOS POR TUBULAÇÃOFoto Paulo & Galego
Superintendente da Codevasf, Anderson Chaves, pronuncia sendo observado pelo prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares, e pelo presidente da Emater-MG, Antônio Lima Bandeira.
NOVA PORTEIRINHA – O Projeto de Irrigação Gorutuba irá passar por uma completa reforma estrutural, com a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para tubulação. Foi o que informou nessa semana o superintendente da Codevasf em Minas, Anderson Chaves, ao retornar de Brasília, onde esteve reunido como presidente e diretores da Codevasf.
Foram liberados R$ 57,7 milhões para a execução das obras de reforma estrutural dos canais do projeto Gorutuba, instalado no município de Nova Porteirinha.
De acordo com o superintendente da Codevasf em Minas, as obras que deverão ser iniciadas no próximo ano serão de substituição de parte do canal principal e toda a rede de canais por tubulação pressurizada gravitacionalmente, aproveitando a carga hidráulica disponível.
Além dessas substituições, será também, implantado um sistema automatizado de controle, monitoramento de água nas estruturas do canal/adutora e um sistema de medição parcelar de consumo de água. Ao todo serão implantados mais de 126 quilômetros de adutora.
Anderson Chaves ressalta que com essas ações, o Projeto de Irrigação Gorutuba passará a contar com significativa melhoria na eficiência de condução e distribuição de água, passando dos atuais 57%, para 92%. Dessa forma, o consumo de água no projeto Gorutuba será reduzido.
Com a sua utilização numa possível expansão da área irrigada de 4.800 para 7.800 hectares, aumentando em mais de 4 mil empregos diretos e indiretos. Outros fatores que beneficiarão os usuários desse perímetro é a redução nos custos da manutenção da infra-estrutura de uso comum e de uso coletivo e, ainda, a redução do custo de energia elétrica parcelar.
Comentários