SAÚDE MOBILIZA A CIDADE CONTRA A DENGUEFoto Oliveira Júnior

Profissionais da área de Saúde orientam população sobre o combate à dengue, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana uma mobilização com ações educativas para o combate à dengue na cidade de Janaúba. Palestras, reuniões e visitas domiciliares serão realizadas para orientar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os bairros São Gonçalo, Saudade, Gameleira, Novo Paraíso e Padre Eustáquio, além do centro, apresentam um elevado índice de infestação do mosquito transmissor.
A secretária municipal de Saúde, Elizabeth Stheling, explica que a intenção é conscientizar e mobilizar os moradores de todos os bairros da cidade para a importância da limpeza pública no município. "Conclamamos toda a população a participar desse trabalho, recebendo os nossos agentes comunitários de saúde quando forem visitar suas casas. É deles a missão de informar e esclarecer todas as dúvidas dos moradores sobre higiene, limpeza e saúde", ressaltou.
O coordenador municipal de Zoonose, Paulo Nei Ribeiro, lembra que o mosquito transmissor da dengue se desenvolve rapidamente em locais que contenham água parada e limpa, como calhas, vasos de plantas, potes de animais de estimação, pneus velhos, latas, garrafas, caixas d`água destampadas, piscinas não tratadas, dentre outros..
DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE A DENGUE
A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus da doença. Este mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.
Os sintomas da Dengue são: febre, dor no corpo e por trás dos olhos. Ocasionalmente dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao constatar qualquer um dos sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e tome líquidos em abundância. Evite o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, melhoral, dentre outros.
Para mais informações sobre prevenção e combate à dengue, procure o setor municipal de zoonose, na avenida dos Inconfidentes, bairro São Gonçalo ou telefone para 3821-4335.
Comentários