CARRO CAPOTA E MATA GOLEIRO CAMPEÃO AMADOR DE JANAÚBA
PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O comerciário e ex-jogador de futebol Emílio Ribeiro Santiago, o Mirim, morreu em acidente na estrada entre as cidades de Porteirinha e Serranópolis de Minas, na tarde de domingo, dia 31 de janeiro. O veículo, um Monza, na qual Mirim se encontrava, saiu da pista e capotou. Em conseqüência desse acidente, o comerciário faleceu.
Emílio Ribeiro morava na cidade de Porteirinha, mas trabalhava em Janaúba no comércio de madeira. Mirim, como era mais conhecido, se notabilizou em Janaúba quando, nos anos 90, atuou pelo futebol amador.
Ele era goleiro do Olaria do bairro Cerâmica, onde a sua família mora. Foi campeão amador pelo Olaria – time pelo qual a mãe Venância tem adoração – em 1991 e 92. Mais adiante, Mirim deixou a função de goleiro para atuar no ataque da equipe. Com essa decisão, Mirim fez surgir outra revelação futebolística da família Ribeiro Santiago.
Antônio Ribeiro Santiago Filho, o Toninho, assumiu a camisa número 1 do Olaria no lugar do irmão Mirim, que então virou atacante e atuou por outras equipes. A carreira profissional fez com que os irmãos Mirim e Toninho abandonassem o futebol amador. Toninho é policial militar (Sargento Santiago do Batalhão de Janaúba) e Mirim trabalhava numa rede de empresa de material de construção em Janaúba.
O sepultamento de Mirim foi no final da tarde desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, no cemitério Antônio de Deus, bairro São Lucas, em Janaúba. O cortejo fúnebre passou pelo centro da cidade, bairros Padre Eustáquio e Veredas, principalmente em frente ao estádio do Tupizão, onde Mirim jogou por muito tempo. O caixão com o corpo do ex-goleiro Mirim foi transportado em cima do caminhão do 3º Pelotão de Corpo de Bombeiros com jogadores e dirigentes do Olaria ao lado. Familiares, amigos e torcedores de Mirim acompanharam o cortejo fúnebre em motocicletas, bicicletas e carros.
Comentários