CÂMARA DE NOVA PORTEIRINHA CONCEDE CIDADANIA À “SEU LÉ DA SERRARIA”Foto Paulo & Galego
Levindo José de Queiroz recebe da vereadora Joélia Barbosa dos Santos o título de cidadania honorária de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – 15 de agosto de 1973, ou seja, há 36 anos, a então comunidade de Nova Porteirinha recebia uma das famílias que para cá vieram com o intuito de investir na região. Era a família do empresário e produtor rural Levindo José de Queiroz, o “seu Lé da serraria”.
Natural do distrito de São João Bonito, município de Mato Verde, Levindo Queiroz ainda jovem incorporou o espírito empreendedor dos pais. Dedicou-se às atividades agrícolas, como plantio de algodão e fabricação de cachaça. Em 1955 casou-se com Anenzinha Souza Queiroz com que teve nove filhos.
“Seu Lé da serraria” empenhou-se ao comércio de gêneros alimentícios e ferramentas na cidade de Mato Verde, sendo o primeiro vendedor de gasolina e óleo diesel naquele município.
Em 1965, adquiriu uma fazenda no município de Riacho dos Machados onde criava gado e fabricava rapadura e cachaça. Permaneceu por 7 anos nesse empreendimento e, preocupado com a educação dos filhos, retornou para Mato Verde, onde havia melhores condições no aspecto educacional em relação ao município de Riacho dos Machados.
Ao tomar conhecimento da construção da barragem Bico da Pedra, em Janaúba, mudou-se para a então comunidade de Nova Porteirinha. Isso aconteceu no início da década de 70. Naquela ocasião, o povoado de Nova Porteirinha tinha menos de 50 casas.
Levindo Queiroz montou residência para a família na principal via, a hoje avenida Castelo Branco. Percebendo o rápido crescimento do povoado de Nova Porteirinha e da vizinha cidade de Janaúba, Levindo comprou um terreno que servia de plantio de algodão. Nesse local ele instalou a serraria que funcionava através de motor a diesel.
A empresa de “seu Lé da serraria” gerava vários empregos e fornecia madeiras para casas e fazendas de Janaúba e Porteirinha. “Seu Lé” sempre participou dos movimentos sociais e políticos de Nova Porteirinha. Ele teve ação ativa no processo de mudança do povoado para distrito e mais tarde na emancipação de Nova Porteirinha.
Apesar de morar na vizinha cidade de Janaúba, “seu Lé da serraria”, passa a maior parte do tempo na cidade de Nova Porteirinha, principalmente na serraria e nos bate-papos com os amigos e moradores. O local escolhido para a prosa é debaixo da gameleira, árvore que “seu Lé” plantou e está situada no centro desta cidade.
Com o merecido reconhecimento, Levindo José de Queiroz, o “seu Lé da serraria”, torna-se cidadão honorário de Nova Porteirinha, honraria essa concedida pela Câmara deste município, através de proposição da vereadora Joélia Barbosa dos Santos.
Comentários