GOVERNO RESGATA DÍVIDA COM NEGROS E QUILOMBOLAS DO GORUTUBA
Foto Oliveira Júnior
Ministro Patrus Ananias e integrante do território do Quilombo do Gorutuba.
JANAÚBA (por *Oliveira Júnior) – A inauguração do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – no distrito de Vila Nova dos Poções, neste município, foi a oportunidade para o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, destacar o esforço do governo para resgatar a dívida histórica que o País possui com os negros e as comunidades quilombolas. Implantado pela prefeitura de Janaúba, esse CRAS é uma extensão para a comunidade Quilombola Gorutuba.
Ao fazer um resumo histórico da situação dos negros no Brasil, o ministro lembrou que na época da Abolição o governo não tomou nenhuma medida para integrar os ex-escravos à sociedade. “Mas estamos avançando muito na integração dos afrodescendentes em todo o Brasil. Superar o racismo é uma das condições fundamentais para construirmos, como estamos construindo com o presidente Lula, uma nação com mais justiça e inclusão social”, enfatizou ele.
“A grande discussão era se os proprietários de escravos seriam indenizados pela perda de sua propriedade”. Como contraponto, Patrus Ananias mostrou a consolidação e a expansão das políticas sociais hoje no Brasil, que estão ajudando a vencer a luta contra a fome e reduzindo a pobreza e as desigualdades sociais. “Só o Programa Bolsa Família atende 11,6 milhões de famílias pobres em todos os Municípios brasileiros”. (*com A.I/MDS).
Comentários