PREFEITO ACELERA IMPLANTAÇÃO DA APAC EM JANAÚBAJANAÚBA – O município de Janaúba poderá implantar uma APAC – Associação de Proteção e Apoio aos Condenados – de maneira a colher resultados satisfatórios na ressocialização de pessoas condenadas. A instituição dessa entidade é analisada por representantes dos segmentos da sociedade.
O prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, entende que com a APAC cria-se um dos caminhos para inserir as pessoas, que porventura são levadas por más companhias, ao convívio com dignidade. Conhecedor do sistema prisional, por ser Delegado de Polícia Civil, José Benedito ressalta que em APAC o índice de recuperação alcança 95% contra a recuperação mínima no sistema convencional.
A convite do prefeito, o presidente da APAC de Januária, Alisson Cunha, veio a Janaúba explanar sobre esse sistema que envolve condenados sem, contudo, existir celas. “Além do método de recuperação diferenciado, na APAC o detento é obrigado a estudar, tem acesso à informática e cursos profissionalizantes e estimulado a desenvolver a criatividade através de trabalho com produção de objetos ou materiais que podem ser usados pela própria associação e até mesmo comercializados”, cita José Benedito ao destacar que o sistema possibilita a geração de emprego e renda para os assistidos.
Outro fator importante citado pelo prefeito é com relação ao custo. Numa cadeia comum o custo mensal por cada detento é em torno de R$ 1,8 mil, enquanto que na APAC essa despesa é R$ 700,00. A proposta da prefeitura de Janaúba é conceder o apoio logístico, doação de terreno para construção da APAC e convênio que auxilie, com recursos financeiros e com pessoal, na manutenção da entidade.
Nessa semana, o prefeito esteve na reunião da Câmara quando expôs aos vereadores a funcionalidade da APAC. O Juiz de Direito da Comarca de Janaúba, João Adilson, representantes do Ministério Públicos e das polícias Civil e Militar também se inteiraram, através da prefeitura, sobre esse sistema de proteção e apoio aos condenados.
Comentários