“VIM PARA FAZER GESTÃO DE VERDADE”, DIZ BETE DA SAÚDEFoto Oliveira JúniorElizabete Stheling, secretária de Saúde de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em meio aos elogios oriundos da Secretaria de Estado de Saúde (SEE) pela adoção de métodos eficazes no setor, a Secretária de Saúde de Janaúba, Elizabete Stheling, anunciou nessa quinta-feira, dia 21, medidas que proporcionarão uma dinâmica no atendimento ao público e com o intuito de obter melhores resultados quanto à atenção primária em Saúde.
No início deste ano, a prefeitura de Janaúba, através da administração “Janaúba Para Todos”, contratou 9 médicos para suprir a demanda na atenção primária nas unidades de saúde. “A Unidade de Saúde da Família Herlinda Silveira, no bairro Padre Eustáquio, encontrava-se há quase um ano sem o médico da terceira equipe de PSF – Programa Saúde da Família – e a segunda equipe do PSF da Unidade de Saúde do bairro Barbosa não possuía médico há quase nove meses”, citou a secretária.
Ao contrário de 97% dos municípios do Norte de Minas que fecharam postos de saúde em função da crise financeira, em Janaúba essas unidades de saúde funcionam normalmente. “A nossa meta é servir com lealdade a missão pública e acredito que não irá demorar em obtermos o reconhecimento público diante da gestão pública com dinamismo”, comentou a secretária.
AVALIAÇÃO PELO DESEMPENHO
A partir desta semana retornará o atendimento noturno na Unidade de Saúde da Família Herlinda Silveira (bairro Padre Eustáquio). Adotado pela atual administração, a ampliação do atendimento ao público foi suspenso no mês passado devido a ajuste em função da redução de receita. Mas, retorna ao atendimento das 17h às 21h, incluindo o funcionamento normal das7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
A secretaria municipal de Saúde adotará, no segundo semestre, nova modalidade de contratos com os profissionais que passarão a receber parte do provento através de desempenho que consiste na avaliação com relação à produtividade, assiduidade e cumprimento de jornadas e metas.
CONTINUA NA SECRETARIA
Indagada sobre a reclamação de algumas pessoas quanto a atendimento médico. A secretária explicou que, às vezes, são fatos relativos. Por exemplo, há casos em que pessoas insistem pela assistência médica em Montes Claros e, quando são recusados pelos hospitais dessa cidade, retornam a Janaúba queixando como se a culpa fosse do sistema de saúde do município janaubense.
Gestora de Saúde do Governo mineiro com conhecimento de causa da microrregião da Serra Geral e ex-secretária de Saúde de Arandu, município de São Paulo, Elizabete Stheling disse que, ao assumir a secretaria em Janaúba, sabia do desafio em superar a realidade do setor. “Vim para fazer uma gestão de verdade, com honestidade”, declarou Elizabete, conhecida por Bete da Saúde, ao descartar que esteja saindo da administração. Bete diz que está comprometida com a atual administração até o último dia do Governo de Zé Benedito.
Comentários