NOVA PORTEIRINHA PROMOVE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Foto Oliveira Júnior
Alunos da escola Etelvina Antunes em visita monitorada na residência de Maria Deuza Lopes.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Alunos da escola municipal Etelvina Antunes participam do Projeto de Educação Patrimonial-2009, em Nova Porteirinha, promovido pela Secretaria de Educação, através do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.
Este trabalho foi implantado pela administração Construindo Cidadania, que contempla cada ano uma comunidade, visando o desenvolvimento cultural do município. O prefeito Wilmar Soares tem investido na qualidade de vida da população, partindo da educação e da cultura como bases do desenvolvimento sustentável.
O Projeto de Educação Patrimonial demonstra a preocupação do município pela preservação dos bens materiais e imateriais, importantes para a história de Nova Porteirinha. De acordo com a presidente do Conselho, Liana Almeida, além de levar ao conhecimento dos professores e estudantes todos os conteúdos da cultura local, direciona o olhar para a preservação e a manutenção dos bens conquistados.
Até o momento, Nova Porteirinha possui um bem tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – trata-se da peça de “Cerâmica Maria Buçu”, reconhecida como identidade da Cultura local, que se encontra exposta no centro de Artesanato de Nova Porteirinha.
Comentários