SERRA GERAL COM ALTA TAXA DE HOMICÍDIO
Foto PM
Homem foi seqüestrado, assassinado e jogado em 2008 no rio São Francisco, em Jaíba, com as mãos algemadas.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A cada semana, neste ano, os cemitérios da microrregião da Serra Geral de Minas registraram o sepultamento de uma pessoa vítima de assassinato. O último enterro dessa natureza foi o de Valdenir Silva dos Santos, 31 anos, morto na terça-feira com golpes de pau na cabeça. Essa fatalidade foi no distrito de Mocambinho, município de Jaíba. Cleber Ramos da Silva é o acusado desse crime. Ele alega ter sido ferido na perna e baleado no pescoço pelo desafeto.
Entre o dia 1º de janeiro e dia 28 do mês passado ocorreram 8 homicídios na microrregião da Serra Geral de Minas. Houve um aumento de 14,28% nessa criminalidade numa comparação ao primeiro bimestre de 2008. A média é de 4 assassinatos por mês, bem próxima da proporcionalidade mensal do ano passado quando se registrou 4,25 homicídios a cada 30 dias. Em 2007 foram quase três crimes dessa natureza por mês.
Os assassinatos foram em quatro dos 15 municípios da microrregião que são atendidos pela 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Janaúba. Esse tipo de morte foi constatado em Janaúba, Matias Cardoso, Monte Azul e Pai Pedro.
RANKING DOS HOMICÍDIOS
O município de Janaúba permanece na liderança dos casos de assassinatos na microrregião. Metade desses crimes, entre janeiro e fevereiro, ocorreu no município de Janaúba. Monte Azul, com 25% dos casos, ocupa a segunda colocação, seguido por Matias Cardoso e Pai Pedro onde, neste ano, registrou-se um homicídio em cada localidade.
Das 7 mortes cruéis do primeiro bimestre do ano passado, 42,85% foram no município de Janaúba e 28,57% em Jaíba. Houve ainda um assassinato em Porteirinha e outro em Nova Porteirinha.
MAPA DA VIOLÊNCIA
Conforme levantamento da PM, no ano passado ocorreu 52 homicídios na microrregião da Serra Geral de Minas contra 35 assassinatos em 2007. Os crimes foram em 12 municípios.
Em Janaúba, Porteirinha e Jaíba concentraram 60% dos homicídios em 2008. Gameleiras, Mamonas e Serranópolis de Minas foram os municípios que não tiveram, segundo a Polícia Militar, crimes violentos.
Os casos de homicídios, por município, na microrregião ocorreram em Janaúba (11 assassinatos), Jaíba (10), Porteirinha (10), Espinosa (6), Nova Porteirinha (4), Monte Azul (3), Mato Verde (2), Riacho dos Machados (2), Catuti (1), Verdelândia (1), Pai Pedro (1) e Matias Cardoso (1 homicídio).
Comentários