SECRETÁRIA CONTESTA VEREADORA SOBRE SALÁRIO DA EDUCAÇÃO
Foto Oliveira Júnior
Maria das Graças Silva, secretária de Educação de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A secretária de Educação do município de Nova Porteirinha, Maria das Graças Silva, contestou a fala da vereadora Maria Antônia Lima sobre o salário dos professores. Lima teria dito que educadores ganham menos que o salário mínimo.
O assunto foi aventado na reunião da Câmara Municipal local, no dia 11. Maria das Graças usou a tribuna da Câmara quando então afirmou que desconhece a informação da vereadora. “Eu acompanhei a formalização da folha de pagamento do mês de fevereiro do pessoal da Educação e não vi nenhum caso de salário de professores abaixo do salário mínimo”, declarou a secretária.
Ainda conforme Maria das Graças, o que pode acontecer, às vezes, são casos de educadores que recebem por hora/aula lecionada, fato este também perceptível na rede estadual de Educação. E também é possível ocorrer casos em que servidor contrai empréstimos consignados em instituição financeira e têm a contribuição descontada diretamente na fonte pagadora. “Mesmo assim estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida”, disse.
MELHORIAS
De acordo com Maria das Graças, a melhoria salarial e condições de trabalho é uma preocupação tanto da secretaria de Educação quanto do prefeito Wilmar Soares. A data-base dos salários do funcionalismo público municipal é neste semestre e, portanto, deverá ocorrer o reajuste salarial da categoria.
Para a secretária os professores precisam ser valorizados em questão salarial, mas ela entende que a concessão do benefício depende da disponibilidade financeira da prefeitura e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Maria das Graças ressalta o empenho do prefeito Wilmar Soares pela regularização do funcionalismo público, inclusive com a realização do concurso público em 2007 e a posse dos aprovados, a maioria da área de Educação, no princípio do ano passado.
Comentários