JANAÚBA TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CRISE NO FRIGORÍFICOFoto Oliveira Júnior
Huarrison Antunes e José Aparecido: diretores do Sindicato Rural de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pecuaristas e lideranças do Norte de Minas participarão de audiência pública no Centro Cultural de Janaúba, na segunda-feira, dia 9, às 14h, para tratar sobre a paralisação das atividades pelo único frigorífico na região, o Independência, situado nesta cidade. A reunião foi convocada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização Assembléia Legislativa de Minas em atendimento ao pedido do deputado estadual Paulo Guedes (PT).
Desde o dia 26 de fevereiro o frigorífico suspendeu o abate de animais na unidade de Janaúba. A medida também é válida para outras nove unidades do grupo Independência espalhadas pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com a suspensão, o frigorífico de Janaúba deixa de movimentar algo em torno de R$ 1 milhão por dia. Vários pecuaristas estão sem receber pelos animais fornecidos ao abate.
Preocupada com a paralisação das atividades de abates e desossa da unidade local, a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba reuniu se nessa semana com os produtores credores do frigorífico. De acordo com o presidente do sindicato, Huarrisson Antunes Cangussu, a intenção é dá suporte jurídico a esses pecuaristas e intermediar o diálogo com os dirigentes do Independência.
O líder ruralista ressalta a necessidade de se empenhar junto ao governo do Estado maior participação do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), com juros compatíveis para que os produtores rurais possam honrar o pagamento das Notas Promissórias Rurais (NPRs), recebidas do frigorífico e que foram descontadas em bancos, cujos juros são incompatíveis com a atividade agropecuária.
Para o vice-presidente do sindicato, José Aparecido Mendes Santos, o momento é da unificação das classes produtivas, financeiras e políticas no sentido de se evitar um colapso na região. “Nessa quinta-feira reunimos, em nome dos produtores, com dirigentes das instituições bancárias de Janaúba como forma de também buscar alternativas de crédito a juros mais baixos e compatíveis com a atividade para socorrer os produtores neste momento extremamente difícil”, informou José Aparecido.
Comentários