FATOS E PAUTAS
* Oliveira Júnior (e-mail
oliveirajunior2@bol.com.br)
Foto Divulgação
Em 1984, o músico Carl Cleves, com a esposa, lançou seu primeiro disco no Brasil, chamado African Lion
E-MAIL INTERNACIONAL
Na terça-feira, dia 3, às 06h34, recebi e-mail do músico belga Carl Cleves, que está na Austrália: “Prezado Oliveira Júnior, meu nome é Carl Cleves. Sou um músico que morou em Belo Horizonte nos anos 80. Eu estou escrevendo um livro sobre a minha vida em Minas e estou fazendo uma pesquisa sobre o trem do sertão. Eu fui dar uma apresentação no Festival do Inverno em Diamantina em Julho de 1983. Depois do show eu viajei de Diamantina para Salvador e estou tentando lembrar-me do trajeto. Eu pensei que parti da estação de trem de Diamantina para viajar para Salvador. Será que isso foi possível no ano 1983? Ou será que eu precisava tomar um ônibus para Cotelo e viajar de trem pelas cidades de Montes Claros, Monte Azul e Brumado. Para Salvador? Minha memória me falta. Será que eu tive trocar de trem em Monte Azul?”.
RESPOSTA
“Caro Carl Cleves, é um prazer esse contato. Não sei qual teria sido o seu trajeto nessa aventura entre Minas e Bahia. Posso lhe dizer que realmente o trem do sertão seguia a rota mineira Montes Claros a Monte Azul, passando por Janaúba (onde estou) e depois pela rota baiana até Brumado e Salvador. O trem do sertão (de passageiros) foi desativado em 4 de setembro de 1996. Participei da última viagem do trem, entre Monte Azul e Janaúba. Mais informações sobre o trem do sertão no site www.estacoesferroviarias.com.br/trens_mg/tremsertao.htm “.
QUEM É CARL CLEVES
O musico belga que adotou Minas Gerais. O texto a seguir é da repórter Renata Matta Machada, publicado no jornal Hoje em Dia, em 06 de maio de 2001: “Quem tem mais de 30 anos, com certeza assistiu a um show do músico belga Carl Cleves, que durante 7 anos tocou na noite de Belo Horizonte e fez varias parcerias com músicos de sucesso, como os do grupo UAKTI, Affonsinho e Alexandre Araujo. Hoje, Carl Cleves vive na cidade de Byron Bay, na costa pacifica da Austrália com a mulher Parissa Bouas, que ele descreve como uma compositora e cantora greco-australiana, de voz privilegiada e que foi apelidada pelos mineiros de "patativa". Ambos criaram a banda The Hottentots sucesso de crítica em toda Europa e Australia.
A história de Carl Cleves com o Brasil começou em 1981. De acordo com o músico, ele planejou uma visita de três ou quatro meses às terras descobertas por Cabral. "Apaixonei-me pelo povo e cultura brasileira e acabei vivendo sete anos e meio no país, em Belo Horizonte".
Carl Cleves deixou BH em 1988, em decorrência de uma doença nos intestinos, que quase o matou. "Sai do Brasil para ser tratado na Bélgica, mas sempre tive saudade do povo mineiro". Este texto está no site do músico
http://www.carlcleves.com/.
Comentários