JANAÚBA COMPLETA 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
Foto Divulgação
Cidade de Janaúba fez aniversário no dia 27 de dezembro
JANAÚBA (Oliveira Júnior*) – Não havia barulho de carros, só se ouvia o som dos passarinhos e do sopro do vento que amenizava o forte calor do vilarejo de Gameleira. A região era habitada por descendentes de índios, quilombolas e forasteiros que vieram com a chegada da ferrovia. A vida nesta região era tranqüila, o rio Gorutuba cortava o vilarejo com suas águas límpidas que forneciam peixes, água e muita diversão para aqueles que gostavam de nadar.
As matas ainda não tinham sido derrubadas, os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro eram caracterizados por fortes chuvas que faziam com que o rio transbordasse, proporcionando aos moradores um espetáculo da natureza pouco visto nos dias de hoje.
Assim era Gameleira, no final da década de 30, início de 1940, e que futuramente viria a se emancipar, sendo nomeada de Janaúba.
Dona Oracina Maria da Conceição, 81 anos, moradora antiga da região desde 1945 relembra desse tempo com muita saudade e relata com detalhes como era a vida no Vale do Gorutuba. “Eu trabalhava numa casa e cuidava de oito crianças, tinha que me dirigir até o rio para lavar as roupas e para buscar água para beber, limpar a casa, cozinhar e tomar banho”, conta.
Segundo ela, a igrejinha de Bom Jesus, existente até hoje na cidade, era onde buscava refúgio espiritual e onde havia reunião sempre que vinha um padre para celebrar as missas, que naquele tempo ainda eram em latim. “O padre pregava e nós que éramos leigos em Latim respondíamos simplesmente com a palavra amém”, sorri Oracina ao fazer essa viagem no tempo.
Em Gameleira (hoje, Janaúba) não tinha médicos, todas as doenças eram tratadas a base de ervas medicinais como hortelã, chá da índia, babosa e folha de mamão. “Caso o doente não reagisse ao tratamento, ele buscava ajuda em Montes Claros”, lembra Oracina.
O povoado de Gameleira foi elevado a distrito em 1945 e o município de Janaúba foi emancipado em 27 de dezembro de 1948, portanto, completou 60 anos. (* com Mateus Nascimento, estudante de Jornalismo do Crecih/Funorte/Soebras).
Comentários