FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CIDADE

PROFESSOR CORRIGE A HISTÓRIA DE JANAÚBA
Foto Divulgação
JANAÚBA (por Oliveira Júnior* – Apesar dos 60 anos de idade, Janaúba ainda tem um amplo relato sobre a história do município. O que se conta até então são a emenda de causos expressados por moradores, principalmente descendentes de gorutubanos, que eram os nativos de Janaúba antes de se tornar município. Diante disso, é perceptível o lapso e enganos nos contos.
O professor, historiador e radialista Donato Durães de Vasconcelos (foto) entende que a história de Janaúba precisa ser mais valorizada e para que haja uma maior proximidade da exatidão dos fatos, torna-se necessária a realização de pesquisa aprofunda sobre os modos e costumes dos gorutubanos e janaubenses.
De acordo com Donato Rurães, nas escolas se ensinam hoje de maneira errada que o primeiro morador de Janaúba foi o Francisco Barbosa. Na concepção do historiador, na verdade o primeiro morador dessa região foi Frutuoso Barbosa, avô de Francisco. No relato de Donato, Francisco nasceu em Janaúba e Frutuoso veio para a região no final do século XIX, fugindo da opressão da escravatura imposta pelos senhores de engenho do sul da Bahia.
ESCRAVA
O professor Donato Durães explica ainda que Joaquim Barbosa, filho de Frutuoso, trouxe com a família uma negra chamada Ciríaca que era tida como escrava da família de Joaquim. Com a morte do pai, Francisco resolveu se casar com a escrava. Porém seus irmãos se revoltaram com a situação e não aceitaram o casamento, alegando que Ciríaca era patrimônio da família.
Francisco a alforriou e pagou a cada irmão o que tinha de direito e se casou com ela, mudando-se para a região hoje denominada de Barbosas (hoje é o bairro Barbosa). Francisco era muito trabalhador, devido a sua força e coragem ao lado da sua mulher a escrava Ciríaca, conseguiu adquirir terras, gado e prestígio.
Com o passar do tempo, Francisco fez as pazes com os irmãos, e estes foram morar com Francisco na região dos Barbosas. A família foi crescendo e Francisco se tornou o grande líder dos gorutubanos. Ele organizava tropas que levavam mercadorias como toucinho, farinha, carnes bovinas e suínas para vender ou trocar por outros produtos nas feiras da cidade de Riacho dos Machados.
De lá ele trazia rapadura, sal, pinga, café, alguns tecidos de algodão cru para a confecção de camisas, saias, blusas, anáguas, lenços. Quando chegava ao povoado, reunia a comunidade para entrega das encomendas e vender outros produtos que não eram encomendados. . (* com Mateus Nascimento, estudante de Jornalismo do Crecih/Funorte/Soebras).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROFESSORA E FILHO MORREM EM ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: VÍTIMAS ERAM DE PORTEIRINHA; CARRO BATEU EM CAMINHÃO

SEPULTAMENTO DA MENINA JÚLIA MARIANA SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA ÀS 17H: ELA FOI ATROPELADA POR UMA CAÇAMBA QUANDO VOLTAVA COM O IRMÃO DE ESCOLA EM JANAÚBA

MORRE PABLO SANTHIAGO, GENRO DO PREFEITO DE PORTEIRINHA E SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA DE PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

GRAVE ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA, NESTA SEXTA-FEIRA, CAUSA A MORTE DO EMPRESÁRIO JANAUBENSE FRED, DO CAFÉ JANAÚBA: BATIDA ENTRE ÔNIBUS E CAMIONETE

HOMICÍDIO NESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA E TENTATIVA DE ASSASSINATO EM PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA BR-122 COM 2 MORTES E UMA VÍTIMA GRAVEMENTE FERIDA: BATIDA ENTRE CARRO E MOTO NO TRECHO PORTEIRINHA PARA JANAÚBA

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

ACIDENTE NA MG-401: BATIDA ENTRE ÔNIBUS DE ESTUDANTES DE JAÍBA E MICRO-ÔNIBUS DA SAÚDE DE VERDELÂNDIA ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA